sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ALTERAÇÃO DOS DOCUMENTOS DEPOIS DE CASADA

Meninas, boa tarde!

Quando casei e acrescentei o nome do meu marido, já era sabido da "dorzinha de cabeça" que daria rs... mas mesmo assim foi bem legal, ele queria muito que eu agregasse o nome dele no meu, então assim fizemos e virei a Sra Santana... Masss e depois? Precisei passar pelo processo de alteração dos documentos, alterei a CNH e agora estou passando pelo processo de alteração do Passaporte e por isso achei interessante compartilhar como alterar cada documento..

Vamos lá:

 Passaporte:
O passaporte que ainda estiver dentro da validade pode ser utilizado mediante a apresentação da Certidão de Casamento. No meu caso precisei fazer outro, pois o meu vence em Maio de 2016 e vou viajar em abril(lembrando que o passaporte tem que estar com validade maior que 6 meses para poder viajar). É só entrar no site da Polícia Federal preencher todos os dados e agendar o atendimento. No site tem todas as orientações bem explicadas.http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-necessaria
Você deverá imprimir a guia de GRU e pagar (Paguei a minha pelo site mesmo e o agendamento somente estará disponivel após o processamento do pagamento).
É preciso levar todos os documentos originais: Documento de identidade com foto, CPF, Título de Eleitor com os dois últimos comprovantes de votação OU certificado de quitação eleitoral emitido pelo site do TSE (eu retirei no site), Certidão de Casamento Original e o passaporte antigo que será invalidado.



Visto americano:
Que foi minha grande dúvida, veja a pergunta e resposta efetuada no site da embaixada americana

Eu tenho um visto com meu nome de solteira/casada. Agora estou casada/divorciada e meu nome mudou. Eu preciso de um novo visto?
Não, você não precisa de um novo visto. É possível solicitar entrada nos Estados Unidos com o seu novo passaporte com seu nome de casada/solteira e seu passaporte antigo com seu nome de solteira/casada. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento/divórcio, que poderá servir de auxílio para esclarecer quaisquer dúvidas. Assegure-se ainda de que seu visto válido não esteja danificado.




CNH - Carteira de motorista:

Primeiro é preciso realizar agendamento para o atendimento através do site do Detran.
Depois você precisa pagar a guia no valor de R$ 85,35. E aí é só comparecer no dia e horário agendado no posto selecionado com a CNH antiga, Carteira de Identidade e a guia paga.



CPF:

Para fazer o CPF  é só ir  à uma agência do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal. Nos correios a fila é menor. Lá você solicita uma alteração cadastral e paga uma taxa (de mais ou menos 5 reais). Demora aproximadamente 40 dias úteis para receber o seu CPF novo no endereço da sua residência (por isso é legal levar comprovante de residência e o cpf antigo também). Porém no meu caso eu utilizo apenas a CNH que já possui o CPF.







Não espere muito para trocar seus documentos, pois infelizmente deixamos sempre para ultima hora e passamos aperto ou dá mais dor de cabeça... no mais é curtir seus doc´s novos com o nominho de casada!

Bjs

Flavinha


Nenhum comentário:

Postar um comentário